
Com os avanços da tecnologia a todo vapor, um software clínica pode ser uma excelente pedida para a sua empresa no ramo da saúde.
Afinal, tudo o que mais queremos, nos dias atuais, é oferecer um atendimento qualificado para os nossos clientes e pacientes, não é mesmo? Mas sabemos que, fazendo isso manualmente, nem sempre atingimos o êxito querido.
Portanto, neste texto vamos lhe apresentar fatores e informações importantes sobre os softwares médicos. O intuito é fazer com que você encontre, nessa possibilidade, uma alternativa para tornar a sua clínica ainda mais organizada. Acompanhe e entenda!
O que é um software clínica?
Um software para clínica nada mais é do que uma plataforma voltada para a organização e gestão da sua clínica.
Por meio dele é possível:
- Organizar prontuários eletrônicos.
- Oferecer agendamento online.
- Fazer controle de caixa.
- Fazer o controle financeiro da sua clínica.
- Oferecer prescrição médica.
- Entre outras funcionalidades.
Com os avanços tecnológicos, vemos que a internet tem promovido muitos benefícios para os mais diversos campos de atuação. E é claro que a área clínica não ficaria de fora disso.
Por isso, um software pode ser uma peça-chave na organização e diminuição de burocracias de uma clínica, além de ser uma forma de aproximar os pacientes distantes de uma maneira mais rápida, organizada e efetiva.
No fim, todo mundo sai ganhando: a clínica, com uma gestão mais qualificada; e os pacientes, com um atendimento mais rápido e uma disponibilidade de serviços mais atrativa.
Para que serve um software clínica?
Um software para clínicas pode apresentar uma série de funcionalidades. Todas elas são pensadas a partir de uma peça primordial: a otimização de tempo.
Afinal, sabemos que em meio à correria do dia a dia pode ser difícil manter um fluxo de atendimentos, agendamentos e prontuários, que seja equilibrado e sem gaps.
Mas com o suporte da tecnologia, essas tarefas acontecem de uma maneira muito mais fácil e interessante.
Sendo assim, se fôssemos listar as principais funcionalidades de um software desse tipo, teríamos os pontos abaixo:
- Agendamentos facilitados: Que impede que o seu paciente tenha que ficar aguardando pelo atendimento telefônico, ou pelo retorno, na hora de agendar uma consulta importante.
- Prontuários eletrônicos: Que garantem muito mais organização e diminuem as chances de perda e dano nesses documentos tão importantes. Além disso, eles ficam muito mais acessíveis aos profissionais da saúde.
- Controle financeiro e de estoque: Que viabiliza um cuidado a mais com os insumos delicados, além de auxiliar no controle de todos os investimentos que acontecem no dia a dia da sua clínica.
- Sala de espera para atendimento: Que diminui a insatisfação do paciente.
- Entre muitas outras funcionalidades como controle de caixa; faturamento; prescrição médica; etc.
Em suma, podemos dizer que um software para clínica serve, justamente, para organizar as mais diversas demandas do dia a dia. Por meio dele é possível ter um controle acessível, ágil e muito inteligente, que reduz erros e aumenta a qualidade do atendimento da sua clínica.
Vantagens e desvantagens de um software para clínicas
Antes de tomarmos qualquer decisão importante, devemos sempre pensar nos prós e contras, certo?
Por isso, resolvemos listar algumas vantagens e desvantagens dos softwares médicos e clínicos. Veja abaixo e, a partir disso, tenha subsídios para tomar uma decisão mais assertiva para o seu estabelecimento de saúde:
Desvantagens do software para clínicas
- Alguns profissionais podem, em um primeiro momento, ter dificuldades para lidar com o software, embora isso possa ser resolvido com um rápido treinamento.
- É necessário a implementação de dispositivos tecnológicos na clínica, embora acreditamos que isso já aconteça no seu estabelecimento.
Vantagens dos softwares médicos
- Agilidade e humanização nos atendimentos. Afinal, os seus pacientes não terão que esperar uma "eternidade" para receber uma resposta da sua clínica. Mas sim, terão a tecnologia ao favor deles, promovendo uma experiência qualificada.
- Organização da agenda de atendimento, que oferece menos riscos de erros ou sobrecarga de atendimentos em determinadas situações. Isso, inclusive, desencadeia mais qualidade de vida para os profissionais da clínica.
- Organização e controle de caixa e finanças, diminuindo os erros e aumentando a qualidade dos dados armazenados. Logo, é possível usar todas essas métricas para traçar planos consistentes para aumentar o desenvolvimento do seu negócio.
- Documentos ficam mais seguros e acessíveis aos profissionais da saúde, diminuindo as chances de perdas e extravios. Logo, todos os processos recebem uma maior segurança e otimização de tempo.
E você, é a favor dessa tecnologia no ambiente de trabalho? O que achou do software clínica?
Lembre-se de que aqui na STG você pode encontrar um software alinhado às suas necessidades, e que viabiliza maiores otimizações e organizações no seu ambiente de trabalho.
Conte com a nossa equipe para encontrar a melhor solução para você! Qualquer dúvida estamos à disposição!
0 Comentários sobre esta postagem